Na quinta-feira, dia 11 de maio de 2023, o CNE – Conselho Nacional da Educação –, órgão regulamentador nacional de todo o sistema de educação no Brasil, vinculado ao Ministério da Educação, recebeu em audiência a CESB – Confederação do Elo Social Brasil –, que através de seu presidente, Jomateleno dos Santos Teixeira, procedeu a apresentação do programa APA – Agregando para Agregar –, voltado a, como o próprio nome diz, agregar valores a nossos professores do ensino fundamental, para que assim possam eles agregar ainda mais valor a nosso filhos nas escolas.
Além da participação geral do conselho que fora convocado a pedido do Ministro da Educação, dando atendimento ao ofício que lhe fora encaminhado pelo Gabinete da Presidência da República, participaram também os Diretores do Elo Social de diversos estados da federação Brasileira:
A audiência muito satisfatória, visto que a visão da CESB vai bem de encontro aos objetivos e ideias de todos os conselheiros. Os presentes na apresentação chegaram até mesmo a se emocionar com as histórias e trajetórias de vida relatadas, mas nenhuma foi mais impactante que a do recluso José Carlos Gomes de Faria Neto, preso em regime fechado há mais de 27 anos, e que está apenas há dois meses em regime semiaberto. Ele foi socializado por correspondência através do Programa Social Carcerária, um dos programas do Elo Social.
Os conselheiros reconheceram a limitação institucional do CNE em atuar em atividades extracurriculares e se dispuseram a criar uma forma de emitirem algum tipo de documento que venha a servir de base para impulsionar ainda mais a implantação nacional dos projetos do Elo Social.
Embora não fizesse parte da pauta, se encantaram também com os programas a seguir relacionados:
A reunião deverá ter desdobros, já que vários conselheiros irão indicar os projetos do Elo Social para outros ministérios, inclusive o Ministério da Justiça, cujo um dos conselheiros é presidente da comissão e em seu escopo busca por soluções advindas da iniciativa privada.
Muito bom.