A piauiense Sandra Araújo, que vem se destacando nos últimos dois meses à frente do projeto de cooperativas de trabalho do Sistema INER, foi aclamada pelo Conselho da OMS – Ordem do Mérito do Elo Social – como Coordenadora Nacional das COOPERINERs.
Todos os projetos do Elo Social têm seu grau de importância, e este, como não poderia deixar de ser, trará dignidade aos tão sofridos catadores de lixo no Brasil.
Pessoas esquecidas pela humanidade e pelo governo que sobrevivem em lixões e falsos aterros sanitários expostos a todo tipo de epidemia e doença para de lá tirarem o seu sustento.
A cadeia que mantém essa escravidão é desumana e não traz nenhum tipo de benefício aos envolvidos, além de pensar apenas em seus próprios ganhos.
Os catadores, por sua vez, também se organizaram de forma política e não de forma técnica e, desta feita, através de movimentos regionais, estaduais e federal estão sempre em busca de tutela governamental, o que não traz progresso a ninguém, apenas aos líderes de referidos movimentos que, de forma “eleitoreira”, sempre conseguem obter vantagens.
Sandra, unida à equipe de diretores estaduais do SINDETAP – Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros – e da ACDB – Assessores Coligados do Brasil –, está organizando em todos os estados reuniões/assembleias para criação oficial das comissões estaduais dos catadores e finalmente a comissão nacional para integra-los no programa “Lixo Zero Social 10” do Sistema INER de Resíduos Sólidos.
Acompanhe a evolução dos trabalhos da coordenadora Sandra Araujo através do portal nacional de inerente da COOPERINER.
Parabéns Sandra pela nova conquista👏
E seguimos avançando...👊