top of page

DNO - Diretoria Nacional de Ouvidoria

Constituição do DNO - OMS

CESB - Confederação do Elo Social Brasil

Comendador Jomateleno dos Santos Teixeira

Diretoria Presidente Nacional DNO

Comendador

Termo de Normatização

A ouvidoria criada pela Confederação do Elo Social Brasil, tem por objetivo permitir a qualquer cidadão do povo que se sentir prejudicado em seus direitos, por atos ou atitudes de terceiros, da vida pública ou não, possa levar ao conhecimento da instituição as irregularidades encontradas, para que, a partir daí, possamos através de ferramentas constitucionalmente corretas, denunciar às autoridades hierarquicamente superiores, para as devidas providências. A Confederação do Elo Social Brasil receberá todas as denúncias e as encaminhará para a Comissão do Elo Social responsável. Esta, por sua vez, irá elaborar um parecer técnico e enviará o expediente para a Superintendência da Ordem do Mérito do Elo Social, que, após análise, determinará seu arquivamento ou seu encaminhamento para a federação responsável, a fim de que esta proceda à autuação e apuração do expediente que, em caso de não se vislumbrar a solução definitiva do problema em nível estadual, poderá ainda ser remetido novamente para a Superintendência da Ordem do Mérito do Elo Social, que, após elaborar um novo parecer, o encaminhará para as providências federais cabíveis, as quais deverão ser tomadas pela Confederação do Elo Social Brasil. As Ouvidorias foram criadas em 1809, na Suécia, que instituiu oficialmente a figura do Ombudsman, uma pessoa eleita pelo Parlamento, com a função de atuar como uma ponte entre o Governo e a população, servindo como um órgão de controle interno. Ombudsman – é uma palavra de origem germânica que, em sueco, significa representante, advogado, defensor do povo A partir de então, vários países criaram a instituição: Dinamarca, França, Inglaterra, Alemanha e alguns países da América. O funcionamento destas instituições foi se moldando conforme a realidade de cada país, mas todas tendo como modelo o Ombudsman Sueco. A população é a titular do patrimônio público e a destinatária final da prestação dos serviços da Administração Pública. Nada mais justo, portanto, que possa participar dos atos da Administração, seja indicando suas necessidades básicas, seja denunciando e fiscalizando as irregularidades em geral. São muitas as ouvidorias e corregedorias criadas pelos órgãos governamentais, mas nem sempre o cidadão Brasileiro fica satisfeito com a atuação delas, vez que em muitas, rondas o corporativismo e até mesmo a omissão. É difícil para um superior apurar os erros de seus subordinados, mesmo porque, erros de subordinados são como erros de filhos para seus pais e trazem reflexos negativos à família ou à Instituição. Já era chegado o tempo, da iniciativa privada, desprovida de qualquer influência política ou partidária, criar sua própria ouvidoria! A ouvidoria da Confederação do Elo Social é composta por profissionais com formação e experiência em todas as áreas, devidamente aprovados pela OMS – Ordem do Mérito do Elo Social e interligados diretamente as Comissões da Ordem do Mérito do Elo Social, responsáveis pela emissão de pareceres técnicos que norteiam as providências administrativas, criminais ou jurídicas a serem tomadas na conclusão dos fatos denunciados. DA ORDEM DO MÉRITO DO ELO SOCIAL: Existe um diferencial em nossas atividades sociais, visto que além de termos a distribuição de funções e cargos, contamos também com a hierarquia regida pela Ordem do Mérito do Elo Social, através dos títulos de comendadores que todos os nossos colaboradores que exerçam cargos diretivos possuem. Entendemos que, os organogramas não são apenas ferramentas visuais úteis, mas são, essenciais para a saúde organizacional de qualquer empresa ou instituição. Eles proporcionam uma visão estratégica da instituição e ajudam a reduzir as confusões, além de possuir um poder de motivar os integrantes ao mostrar as possíveis trajetórias de carreira que podem seguir dentro da organização. Eles são uma representação gráfica da estrutura hierárquica, que mostra os grupos e suas ligações, tornando transparente o nosso objetivo principal, que é facilitar o entendimento das relações hierárquicas, a comunicação e a interação entre todas as áreas, cargos e equipes internas e externas. Nosso objetivo principal com a criação do presente Organograma, foi de auxiliar os nossos colaboradores a absorverem o seu papel e a relevância do seu trabalho, para juntos alcançarmos o melhor resultado possível, não só para um, mas para todos, independente do cargo, grau de comenda ou função que exerçam.

Portaria
bottom of page